Uma câmera nos óculos escuros processa imagens e manda as informações para uma placa com eletrodos. Essa placa, ao encostar na língua, dá pequenos choques, que são recriados como uma imagem mental
Cientistas americanos estão testando com sucesso um equipamento que permite a cegos reconhecer imagens. O correspondente Rodrigo Bocardi explica.
O cão-guia só está próximo porque é o melhor amigo, já que este soldado britânico cego consegue visualizar mentalmente o que está na frente dele.
Lance Craig foi atingido por uma granada, no Iraque, três anos atrás e perdeu a visão. O militar foi aos Estados Unidos ajudar a testar um equipamento que traz de volta o que a bomba destruiu. É um dispositivo que converte aquilo o que homem poderia ver em algo que ele pode sentir.
Funciona assim: há uma câmera nos óculos escuros que processa as imagens, os sinais de luz, e manda as informações para uma placa com eletrodos. Essa placa, ao encostar na língua, dá pequenos choques, que a pessoa interpreta e recria como uma imagem mental. O cego consegue ler, por exemplo, o que está escrito em uma placa.
Lance Craig traduz a sensção: "É como se alguém me desse uma foto em relevo e eu pudesse, com a ajuda das mãos, descrever o que foi fotografado", contou.
Um em cada oito ferimentos em combate é nos olhos. Como o número de feridos nas guerras é altíssimo, não são poucos os que perdem a visão.
Se levarmos em conta que o equipamento não foi feito só para os militares, aí são incontáveis os beneficiários desta descoberta.
"Nós imaginamos que é possível ainda aumentar em dez vezes a qualidade do sinal para que seja melhor interpretado”, explicou a major do centro de reabilitação das Forças Armadas americanas.
Lance Craig já conseguiu ver o que mais queria: "Eu vi uma imagem e era ela a minha namorada, Carla."
Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1532400-10406,00-EQUIPAMENTO+PERMITE+QUE+CEGOS+LEIAM.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário