ADVERJ SE MANIFESTA NA CONSULTA PÚBLICA DE DIREITOS AUTORAIS
A ADVERJ se manifestou através de Presidente Luís Claudio Freitas quando da emissão de parecer para a Organização Nacional dos Cegos do Brasil - ONCB em consonância com a deliberação na última Assembléia Geral da entidade nacional no dia 17 de julho em São Paulo.
Freitas sugeriu alteração no texto do inciso IX do artigo 46 do anteprojeto de lei colocado em consulta pública pelo Ministério da Cultura. A alteração sugerida consiste na adequação da terminologia utilizada à adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU que possui status de norma constitucional, bem como na definição de forma mais clara dos destinatários da norma, ou seja, pessoas com deficiência, sempre que a deficiência gerar necessidade de adaptação por meio de formatos acessíveis para o gozo da obra.
Registrou que deve permanecer a vedação à finalidade comercial para que se preserve o direito de propriedade do autor.
Concluiu o texto ressaltando a luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual na defesa da dignidade da pessoa humana e da acessibilidade através de todos os meios a ela inerentes.
ADVERJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM ITAGUAÍ PROFERINDO PALESTRAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A ADVERJ esteve presente no evento organizado pela Associação Beneficente Novas Idéias de Itaguaí no dia 31 de julho de 2010.
Márcio de Souza representou a ADVERJ no evento e proferiu palestra sobre Vida, Cidadania e Democracia Participativa. Também fizeram exposição Alexandre Braga, Diretor Jurídico da entidade que falou sobre Preconceito, Discriminação e Defesa de Direitos e Carla Philadelfo, associada que abordou o tema relacionado à educação.
Estiveram presentes cerca de 30 pessoas e o evento também contou com a participação do Instituto Brasileiro dos Direitos das Pessoas com Deficiência – IBDD que se fez representar por Amanda Perón e Alex Araújo.
Márcio de Souza lamenta que apesar de reiterados convites feitos pela referida Associação aos representantes do poder público, apenas membrosda comunidade estiveram presentes ao evento. "É impressionante vermos nos dias de hoje, um município próspero como Itaguaí não possuir nenhum órgão de defesa de direitos dentro da Prefeitura, nenhuma secretaria nem tão pouco algum grupo organizado de controle social como um Conselho Municipal por exemplo", comenta.
"Vejo apenas um lado positivo: o nascimento mesmo que muito tímido de um movimento por parte das pessoas que sofrem com a falta de assistência em todos os sentidos em função da deficiência."
ADVERJ REPUDIA CONDUTA DISCRIMINATÓRIA EM PARQUE DE CIDADE MINEIRA
A ADVERJ repudia a conduta discriminatória ocorrida na última quinta-feira, dia 19 de agosto no Parque das Águas em São Lourenço, Município do Sul de Minas Gerais.
Naquela ocasião, o Presidente da ADVERJ, Luís Claudio Freitas e a Diretora Cinthya Pereira foram informados que pessoas cegas devem visitar o parque levando seus acompanhantes, pois não é sua responsabilidade disponibilizar funcionários para lhes auxiliar oportunizando acessibilidade no principal ponto turístico da cidade.
A atendente afirmou que eles jamais cogitaram esta hipótese uma vez que os cegos procuram o parque para respirar um pouco mais e se apresentam acompanhados.
Nesse sentido, a ADVERJ repudia tal conduta que configura flagrante discriminação e preconceito às pessoas com deficiência visual. "Confesso que fiquei completamente chocada, quase muda por estar ali ouvindo tanta barbaridade. A única coisa que puderam fazer por mim, vejam só, foi me darem gratuidade", comenta Cinthya indignada. "O Luís Claudio que é baixa visão recebeu gratuitamente o mapa do parque com letras pequeníssimas, apesar de explicarmos várias vezes e de várias formas que éramos deficientes visuais."
ADVERJ News - Informativo da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro
Edição: Luís Claudio Freitas e Cinthya Pereira Ano II número 7 Agosto 2010
Rua do Acre 51, s/ 1002, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20081-000
adverj@adverj.org.br tel/fax (21) 2233-1146
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário