quinta-feira, 29 de setembro de 2011

==seminário ibc

Deficiente visual comemora inclusão na semana nacional de luta

Em 21 de setembro, quando se celebrou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o IBDD recebeu a visita de Márcia Marisa Costa, um exemplo de perseverança e luta pela conquista da cidadania através da inclusão profissional no mercado de trabalho.
Há quatro anos, o IBDD promoveu uma seleção de pessoas com deficiência para uma grande empresa, que precisava cumprir a Lei de Cotas, para emprego de pessoas com deficiência. Márcia Costa foi indicada à empresa junto com outros candidatos às vagas. Apesar de ter sido bem sucedida nas entrevistas, não foi aprovada pelo RH, que resistia em contratar surdos, cegos e cadeirantes.
O IBDD insistiu na sua contratação utilizando exemplos de sucesso no trabalho de profissionais com deficiência visual, conseguindo que Márcia fosse admitida. Ela hoje é uma profissional perfeitamente integrada na vida da empresa.
A rigor, quem não estava preparada para ter uma profissional cega em seus quadros era a empresa, que levou mais de 1 ano para ter o Jaws, um software de voz sintetizada que permite ao deficiente visual ter acesso total de seu computador. Apesar disso, Márcia não deixou de desempenhar a sua função de assistente de compra durante esse período, embora atuando fora da web, diferentemente de seus colegas.
Márcia visitou o IBDD e sua amiga Teresa para comemorar as vitórias de sua luta pessoal. Tendo ficado cega aos 17 anos, quando cursava o 2º grau, ela não desistiu dos estudos e está no 4º período da faculdade de Administração. Quando se formar, será promovida a Analista de Compras.

Marcia Costa em visita ao IBDD
Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência e-mail: informativo@ibdd.org.br www.ibdd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário