terça-feira, 11 de maio de 2010

ADVERJ NEWS 05
Ano II Nº 5 MAIO/2010

NOVA DATA PARA ELEIÇÃO DO COMDEF-RIO

Após primeira tentativa do dia 10 de abril em que não foi atingido quorum para realizar a eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com deficiência do Rio de Janeiro, foi marcada nova data para o referido pleito. Será no sábado, dia 15 de maio de 2010, no Ciad na Avenida Presidente Vargas, 1997, 3º andar. A habilitação ocorrerá das 9:30 h às 11 h e a eleição ocorrerá logo em seguida.
Para se habilitar e votar será necessário que a pessoa more, estude ou trabalhe na Cidade do Rio de Janeiro.
Será solicitada apresentação de comprovante da deficiência, caso esta não seja aparente, como por exemplo Rio Card ou laudo médico.
“Não podemos deixar que o segmento das pessoas com deficiência visual fique sem representante no Conselho. A unidade do segmento neste momento é fundamental para que possamos caminhar e avançar na defesa de direitos e na formulação de políticas públicas para as pessoas com deficiência” afirma Luís Claudio Freitas, Presidente da ADVERJ. E ainda afirma: “A ADVERJ, na qualidade de candidata, terá um papel importante em fazer a interlocução com as demais entidades da sociedade civil e o órgão colegiado de controle social”. E finaliza: “Conseguimos que uma pessoa com deficiência visual integre a Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA do Município. Não podemos perder a oportunidade de participar ativamente desta construção”.
A diretora Cinthya Pereira, atual Conselheira Suplente representante da área visual, destaca o esforço que é exigido de quem se propõe a lutar junto ao poder público: "Tudo que é levado ao Conselho em termos de ações que possibilitem o exercício pleno da cidadania em nosso município, para as pessoas com deficiência visual, chega até nós com muitas arestas a serem aparadas para que nossas necessidades sejam satisfatoriamente atendidas.".


ADVERJ É HONENAGEADA NA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM MESQUITA

A Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro – ADVERJ recebeu moção de congratulações pelos serviços prestados à sociedade e pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A homenagem foi prestada pela Câmara dos Vereadores de Mesquita e a solenidade ocorreu no dia 28 de abril de 2010. No evento, também foram homenageados personalidades como Luís Claudio Pereira (atualmente Vice-Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro), Claudia Grabois (Presidente da Federação Nacional das entidades de Pessoas com Síndrome de Down), Luís Claudio Pontes (Subsecretário Municipal da Pessoa com Deficiência de Maricá), Cheila Felton (Coordenadora do Grupo Anjos Sem Visão), Alexandre Braga (Consultor e Ex-Presidente da ADVERJ) dentre outros.

ADVERJ PARTICIPA DE REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DE FEDERAÇÃO NACIONAL

A ADVERJ em ação conjunta com o IBDD e a 3IN de São Paulo participaram de reunião para discutir a criação de uma federação nacional de instituições independentes para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A reunião ocorreu em São Paulo na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH) no dia 16 de abril.
“A proposta consiste na constituição de uma entidade independente e auto-sustentável, com atuação em âmbito nacional. Esse diálogo entre as instituições foi fundamental para definirmos os caminhos que devemos seguir. Pretendemos trabalhar em sintonia com as políticas de Direitos Humanos. O nosso objetivo é fortalecer a rede de direitos das pessoas com deficiência”, afirma Marcio Aguiar, Consultor do IBDD, Vice-Presidente da ADVERJ e coordenador da reunião.
"O fortalecimento e a independência de cada associada à federaçãoé também um caráter importante a ser seguido por essa rede. Sabemos que não há conquista sem luta; nem luta sem unidade. Queremos enriquecer o segmento e congregar entidades que queiram lutar por nossas causas sociais. É necessário fortalecer a unidade do segmento das pessoas com deficiência" ressalta Marcio.

"Precisamos de união e inovação para conseguir transformar nossa luta em um importante instrumento na construção de políticas públicas.” afirma a Superintendente do IBDD, Teresa Costa d'Amaral.
A reunião contou com a presença de Claudia Grabois, Presidente da Federação Nacional das Entidades de Pessoas com Síndrome de Down e da Diretoria da Organização Nacional dos Cegos do Brasil – ONCB na qualidade de observadores.
A discussão continuará e estará aberta para outras entidades de todas as regiões do Brasil.


PRAZO PARA QUE OS PRÉDIOS PÚBLICOS SEJAM ACESSÍVEIS TERMINOU NO ÚLTIMO DIA 28 DE ABRIL

O prazo determinado pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro para que os prédios públicos sejam acessíveis às pessoas com deficiência terminou no último dia 28 de abril. O descumprimento da decisão enseja pagamento de multa de R$ 10 mil por dia por prédio sem acessibilidade.

Tal condenação decorre de ação civil pública proposta pelo Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - IBDD contra a União, Estado e Município do Rio de Janeiro.

No dia seguinte ao prazo, um grupo de pessoas com deficiência liderado pela Superintendente do IBDD, Teresa Costa d’Amaral, fez manifestação em frente ao prédio da Justiça Federal na Avenida Rio Branco no Centro do Rio. Ao final do ato, o advogado e gerente jurídico do IBDD, Alexandre Gaschi, protocolou petição requerendo o cumprimento da sentença.

A ADVERJ congratula a iniciativa do IBDD. “Temos que ficar atentos e fazer cumprir a decisão que representa uma vitória histórica para o segmento das pessoas com deficiência” destaca Luís Claudio Freitas.


DIRETORA DA ADVERJ COMPÕE COMISSÃO PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE DA
PREFEITURA DO RIO

A Diretora Cinthya Pereira integra, por indicação da atual Presidente do COMDEF-RIO, Ana Cláudia Monteiro, a CPA, Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
A diretora comemora: "Hoje sabemos que nossa voz é ouvida e que fazemos parte da dinâmica de trabalho das equipes que autorizam a construção e funcionamento de estabelecimentos em nossa cidade. São restaurantes, hospitais, salões de beleza, entre outros lugares que nós, deficientes frequentamos diariamente e os responsáveis pelo estabelecimento não pensam nisso. É aí que a gente entra, para lembrá-los que os espaços precisam ser adaptados para nossa livre circulação.", destaca Cinthya.
A ADVERJ felicita a companheira por mais essa conquista para o segmento.
ADVERJ NEWS V
Ano II
Edição: Luís Claudio Freitas e Cinthya Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário