terça-feira, 15 de março de 2011

Para Quem Tem Fome de Cidadania

Para Quem Tem Fome de Cidadania

Por: Marcio Aguiar

A internet é um universo muito rico de informações. Nela encontramos muitas verdades e, por que não dizer, muitas mentiras.

É preciso ter calma e serenidade para separar o joio do trigo.

Por dever de ofício, assino e recebo vários informativos de diversas fontes e natureza.

Como militante na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, é natural que eu receba informativos de várias entidades e instituições que atuam na mesma área.

Outro dia, ao me deparar com um desses instrumentos que difundem informações sobre os direitos das Pessoas com Deficiência, onde eram trazidos diversos dados importantes sobre empregabilidade, referindo-se
a um recente levantamento com base nos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), mostrando que em 2009 havia 41,2 milhões de brasileiros empregados formalmente. Relatando que do universo de contratados, apenas 0,7% eram pessoas com deficiência (289 mil pessoas). Ou seja, trazendo a realidade de que apenas 21,4% do percentual de vagas
determinado pela cota é respeitado.

Enfim, um quadro bastante preocupante e bastante significativo.Porém, o que me causou preocupação não foram somente os dados. Me preocupei com a presença de algumas personalidades, que travestidos de paladinos da justiça, davam suas opiniões cobrando o cumprimento da Lei de Cotas.

Dentre as personalidades em referência, um era um empresário, Pessoa com Deficiência como eu; o outro era um Político, Secretário de Estado e o outro um Senador da República recém
eleito.

Fiquei com algumas perguntas batucando o meu cérebro e acelerando o compasso do meu coração. Quantas Pessoas com Deficiência o nosso colega
de "infortúnio" emprega nos seus estabelecimentos? E o Deputado Federal, que é Secretário de Estado, quantas Leis ele já fez para promover a diminuição da desigualdade? Quantas Pessoas com Deficiência trabalham na Secretaria que ele comanda? E o Estado do Rio de Janeiro, cumpre a reserva de vagas dos Concursos Públicos?

Para não dizer que não falei das flores, tem o Senador recentemente eleito. Esse, para mim, simboliza uma boa esperança. Ele, talvez, bem regado, possa passar de flor a um bom fruto.

Mas além de pessoas ilustres, precisamos de atitudes ilustres. Nada adianta cobrar dos outros se não olhamrmos atentos para os nossos quintais. Há que se sanear o terreno, adubar a terra, regar as flores para assim colhermos os bons frutos.

Nada adianta se dizer parceiro da luta para sair bem na foto. É necessário um pouco mais, como botar os pés na lama, aprender a olhar além dos holofotes, perceber que a exclusão existe e que cada um pode
fazer um pouco mais do que faz hoje.

Só assim poderemos sentar à mesa para dividir o pão com quem tem fome de cidadania.

*. Marcio Aguiar é Pessoa com Deficiência Visual e incansável defensor
dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário