quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cirurgia de catarata em pacientes com doenças degenerativas da retina

A Fundação de Combate à Cegueira, que reúne nos Estados Unidos os afetados por doenças degenerativas da retina, veiculou no dia 2 de abril, no seu informe online In Focus, uma informação importante sobre cirurgia de catarata em pacientes com doenças degenerativas da retina(DDR). Esta é uma informação importante porque os pacientes com DDR tendem a desenvolver precocemente catarata e sua cirurgia deve ser feita preferencialmente com acompanhamento de um especialista em retina.

O Retina Rio traduziu este texto, que segue em abaixo:


IN FOCUS NEWSLETTER 2 ABRIL 2010
Publicação Online da Fundação de Combate à Cegueira, EUA
www.blindness.org

CIRURGIA DE CATARATA EM PESSOAS COM DOENÇAS DEGENERATIVAS DA RETINA – PERGUNTAS E RESPOSTAS A MÉDICOS CLÍNICOS DA FUNDAÇÃO DE COMBATE À CEGUEIRA, ESTADOS UNIDOS
As pessoas com doenças degenerativas da retina costumam ter uma grande possibilidade de desenvolver catarata e podem vir a ter complicações quando se submetem à cirurgia para sua remoção.


Visando ajudar os que têm doenças degenerativas da retina a compreender melhor as questões ligadas à catarata e sua cirurgia, os médicos ligados à Fundação de Combate à Cegueira Dr. Richard Weleber, do Instituto do Olho Casey, da Universidade da Saúde & Ciência de Oregon, e Dr. Jacque Duncan, da Universidade da Califórnia em São Francisco, responderam no texto abaixo a questões frequentes sobre o assunto.

1. Por que as pessoas com doenças degeneratiavas da retina desenvolvem catarata com mais freqüência que o restante da população?
Os pesquisadores ainda não têm certeza, mas acreditam que a maior incidência de catarata nos pacientes com doenças degenerativas da retina ocorre porque a degeneração dos fotorreceptores provoca uma leve inflamação no olho, de caráter crônico. A catarata em pessoas com estas doenças são semelhantes ao tipo de catarata de pacientes com uveíte. (uveite é o inchaço e a irritação da úvea, a camada intermediária do olho.

2. Quais os riscos de uma cirurgia de catarata, especialmente para alguém com doença degenerativa da retina?
As pessoas com doenças degenerativas da retina, em virtude da fragilidade de suas retinas, correm um risco maior de complicações decorrentes da remoção da catarata. Algumas complicações incluem inflamação em diferentes áreas do olho, edema de mácula (inchaço na parte central da retina) e maior dificuldade de acompanhar uma membrana epirretiniana pré-existente (tecido cicatricial)

3. Como se pode reduzir o risco de complicações na cirurgia de catarata de pacientes com doenças degenerativas da retina?
A cirurgia deve ser feita por um profissional com experiência em remoção de cataratas, usando o mínimo de luz possível. O paciente deve ser tratado preventivamente contra inflamação ocular antes e depois da cirurgia. Recomenda-se que o cirurgião tenha familiaridade com as doenças degenerativas da retina e leve em conta os procedimentos necessários para a cirurgia destes pacientes.

4. Pode-se dizer que o tipo da doença degenerativa da retina e o grau de comprometimento da retina têm influência na decisão de fazer a cirurgia da catarata?

Sim. A extensão do dano feito à retina e o local comprometido com certeza têm um efeito sobre a decisão de operar a catarata do paciente com doença da retina. O medico irá considerar os benefícios que a visão do paciente terá com a cirurgia e irá avaliar os riscos que ele pode correr. Todo paciente com doença degenerativa da retina deve discutir com seu oftalmologista, de forma detalhada, os riscos potenciais e os benefícios de uma cirurgia de catarata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário