domingo, 25 de abril de 2010

Lançado o primeiro portal inclusivo do país

Fonte: Olhar digital - UOL

Acaba de ser lançado o primeiro portal inclusivo do país. Chamado de "Vida Mais Livre ", o site tem a proposta de contribuir para a inclusão digital e social de pessoas com deficiência.

*Idealizado pela agência Espiral Interativa, com o apoio do Instituto Mara Gabrilli, o portal traz conteúdo direcionado, como reportagens especiais, dicas de lugares acessíveis, políticas públicas e entrevistas com especialistas.

Segundo o IBGE (Censo de 2000), só no Brasil são cerca de 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira, que enfrentam uma série de limitações para navegar e se comunicar com outras pessoas pela Internet. *"Isso acontece principalmente porque a maioria dos sites não é construída utilizando as recomendações para acessibilidade do W3C - comunidade internacional que determina padrões para Web",* explica Rodrigo Leme, coordenador de Projetos da agência e líder da equipe de desenvolvimento.

O Vida Mais Livre permitirá, por exemplo, que as pessoas com deficiência visual ouçam as reportagens, com a ajuda de tecnologias assistivas como os leitores de tela, bem como os surdos leiam as transcrições dos conteúdos em áudio e vídeo. O portal incluirá ainda recursos de zoom de tipografia, navegação por meio do teclado e contraste de cores para daltônicos e pessoas com dificuldade de leitura.

"A acessibilidade não é só fisica, mas também de informação. Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas é importante proporcionar as mesmas ferramentas para que todos possam realizar sua própria inclusão digital. Nesta cidade (São Paulo-SP) em que o ir-e-vir ainda é dificil, nada mais oportuno que este novo canal de informação",* diz Mara Gabrilli. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário