quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Karaokê em braille...

Karaokê em braille permite a cegos cantar no tempo certo da música

Empresa cria equipamento que oferece mais de 100 mil músicas em japonês, inglês, italiano e chinês.

Época NEGÓCIOS Online

Máquina de karaokê em braille desenvolvida por uma empresa japonesa mostra as letras das músicas em tempo real, usando um computador e um visor pontilhado
Anos após inventar e exportar a moda dos karaokês, o Japão faz uma nova contribuição para a noite dos calouros: uma companhia está lançando uma versão
em braille com mais de 100 mil músicas – e que permite a quem é cego cantar em sincronia com o sistema com toda a autonomia. A máquina braille, que pode exibir músicas em japonês, inglês, italiano e chinês, é a primeira do tipo no Japão.

O sistema funciona da seguinte maneira: basta conectar um computador pessoal à máquina e a rede Joysound traduz as músicas para braille. As informações são enviadas para a máquina de karaokê, que exibe as letras em forma de pontos em um visor pontilhado.

O visor pode exibir até 80 caracteres em braille de cada vez, permitindo que as pessoas cegas possam cantar no tempo certo da música, garante a empresa Nippon Telesoft Co.

“Até agora eu carregava meus cartões com letras em braille que eu mesmo fazia em casa ou tinha de pedir para algum amigo sussurrar a letra no meu ouvido. Agora não preciso de mais nada disso”, disse Toyoko Kawabe ao jornal “Japan Times”, após testar a máquina.

No Japão, há cerca de 300 mil pessoas com deficiência visual, mas até agora somente cinco bares oferecem o karaokê em braille. A empresa já começa a estudar a possibilidade de exportar seu produto para Europa e Estados Unidos.


Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI122814-16382,00-KARAOKE+EM+BRAILLE+PERMITE+A+CEGOS+CANTAR+NO+TEMPO+CERTO+DA+MUSICA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário