sexta-feira, 6 de maio de 2011

ADVERJ NEWS 10 - Projeto Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual é lançado no Rio e em Niterói

ADVERJ NEWS Nº 10


Projeto Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual é lançado no Rio e em Niterói

O Projeto Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual foi lançado em 26 de abril no Restaurante Porcão Rio’s (Rio) e em 02 de maio no Restaurante Olimpo (Niterói) O projeto é desenvolvido pela Fetranspor, pelo Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro - Setrerj e respectivamente pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio (SMPD) e pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania de Niterói (SMAC) e tem por objetivo conferir acessibilidade para pessoas com deficiência visual no transporte público de ônibus de ambas as cidades.
Trata-se de um estudo de viabilidade técnica do equipamento DPS 2000 criado pela empresa de engenharia Geraes.
O sistema consiste em um aparelho portátil transmissor e outro receptor que se sintonizam através de ondas de rádio.
A pessoa com deficiência visual seleciona a
linha desejada e o receptor instalado no ônibus capta o sinal do
transmissor com cerca de cem metros de distância e emite sinais
luminosos e pequenos bips para o motorista indicando que existe um
passageiro deficiente visual no ponto adiante. Ao se aproximar da parada, o veículo emite sinal sonoro informando o número da linha para a pessoa com deficiência visual. O motorista efetuará a parada do ônibus para a realização do embarque em segurança.
O equipamento ficará em teste durante trinta dias a iniciar no dia 03 de maio em ambos os municípios contando com seis deficientes visuais (três cegos e três com baixa visão) no Rio e com quatro deficientes visuais (três cegos e uma com baixa visão) em Niterói. Ao final dos testes, os usuários elaborarão relatório apontando sugestões, críticas e os fatos ocorridos no período.
As linhas escolhidas para o teste são a 107 (Central – Urca) na capital fluminense e 49 (Fonseca – Centro – Icaraí) em Niterói.
Os usuários/colaboradores receberam os equipamentos no coquetel de lançamento em Niterói (Restaurante Olimpo) momento em que os aparelhos foram testados com êxito. No Rio, porém, os deficientes somente receberam os equipamentos no dia 03 de maio na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
Foi celebrado contrato de comodato devendo os usuários/colaboradores devolver os equipamentos após o período de teste.
Segundo Luís Claudio Freitas, Presidente da ADVERJ, “as informações prestadas pelos usuários serão fundamentais para a validação ou não do equipamento. Eles verificarão sua adequação ou não às necessidades das pessoas com deficiência visual”.
Cinthya Pereira, Diretora da ADVERJ, destaca que “Já fui abordada nas ruas da cidade do Rio por transeuntes me desejando sucesso na empreitada. Acho que a população também está de olho e todos irão ajudar muito quando for o momento certo. A opinião pública já está de olho”.
A ADVERJ se fez presente nos citados eventos e está acompanhando de perto o andamento do projeto tendo inclusive sugerido os nomes dos colaboradores no Município do Rio.
A ADVERJ reputa como louvável a presente iniciativa que tem por finalidade a possibilidade de uso do transporte coletivo de ônibus com autonomia e independência . Busca-se com tal medida garantir acessibilidade também a parcela da população com deficiência visual.
No entanto, em se verificando a viabilidade técnica do projeto, é de se registrar a necessidade de o poder público concentrar esforços para garantir a sua viabilidade econômico-financeira e a conseqüente implementação do projeto.

ADVERJ News
Este é o informativo da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro.
Edição: Luís Claudio Freitas e Cinthya Pereira Freitas
Colaboração: Alessandro Câmara de Souza
Ano: 3 nº 10 – maio 2011
www.adverj.blogspot.com
Rua do Acre, 51, sala 1002, Centro, RJ, CEP: 20.081-000
Tel/fax: (21) 2233-1146

Nenhum comentário:

Postar um comentário