domingo, 8 de maio de 2011

Touch-screen exclui deficientes visuais

Touch-screen exclui deficientes visuais

NOVA YORK - A moda dos gadgets com touch-screen pode impedir que os cegos tenham acesso aos eletrônicos para consumo.

Steve Wonder, ícone da Motown-Records, foi à Consumer Electronic Show (CES) 2009 em Las Vegas para convencer vendedores a levarem em conta as necessidades dos usuários com deficiência visual.

O músico declarou que sua "lista de desejos" inclui um carro que ele possa dirigir e um rádio via satélite da Sirius XM que ele consiga operar.

"Caso vocês nos ofereçam esse tipo de experiência, nos darão a satisfação, a liberdade e o prazer de fazer parte disso tudo", ele comentou.

Wonder disse que algumas empresas fabricam produtos acessíveis aos cegos, às vezes até sem quererem, e citou o iPod, da Apple, e o BlackBerry, da RIM, como dispositivos que ele gosta de utilizar

Defensores dos direitos de deficientes físicos alegam que se os designers criarem produtos fáceis de usar para os cegos, conseqüentemente oferecerão equipamentos mais simples aos outros usuários.

A boa notícia é que as companhias não precisam investir muito dinheiro para tornar seus produtos acessíveis aos cegos, nem desenvolver novas tecnologias, segundo Chris Danielsen, porta-voz da Federação Nacional dos Cegos dos EUA.

"Não queremos frear a evolução tecnológica", ele afirmou, "O que estamos tentando mostrar é que os fabricantes podem sem dificuldade oferecer interfaces mais simples, que atrairão mais tanto cegos quanto pessoas que podem ver."

PLANTÃO INFO / tecnologia
Reuters - 09/01/2009
fonte: http://www.blindtube.com.br/entrevistas.asp?entrevista=8f

Nenhum comentário:

Postar um comentário