segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sebos na era digital

Sites especializados ajudam na busca de livros usados ou raros, e são opção para economizar

Os sebos encontraram na internet uma aliada poderosa para continuarem sendo uma opção na busca de livros baratos, raros e, na maioria das vezes, conservados. Os internautas dispõem na rede várias opções onde podem garimpar obras literárias em todo o país. O site Estante Virtual é uma delas. Criado em 2005, já tem 1.619 sebos cadastrados em 307 cidades, e cerca de 5 milhões de livros. O site funciona como um mediador entre o comprador e o vendedor. Todas as negociações, como o preço do frete e detalhes sobre o estado de conservação dos livros, são feitas diretamente com o dono do sebo escolhido.

- É uma tendência do mercado que não dá para desprezar - afirma Cida Caldas, dona do Sebinho, um dos 27 estabelecimentos cadastrados pelo Estante Virtual no Distrito Federal.
Para o analista de sistemas Guilherme Ávila, 50 anos, um assíduo comprador via internet, o procedimento para adquirir livros é prático e confiável. No entanto, quando o assunto é a preferência entre as lojas físicas e as virtuais, ele desconversa.

- Às vezes, preferimos assistir a um filme em casa, outras vezes, no cinema. Depende do momento também no caso dos sebos - afirma.

Dois outros sites oferecem o mesmo serviço, mas com menos opções de publicações e sebos. No Sebo OnLine, o usuário pode procurar entre 36 mil livros divididos por categorias. Já o SebosOnline.com conta com pesquisa em 300 estabelecimentos do Brasil, além de vender CDs, DVDs,VHS e até discos de vinil. As duas páginas na web realizam apenas a mediação entre os usuários, e não se responsabilizam pelas compras.

Na tentativa, de alertar o consumidor quanto aos maus prestadores de serviços, os sites oferecem um espaço para avaliações, onde os usuários podem deixar sua opinião sobre o serviço prestado. Ao receberem as notas, os donos dos sebos podem agradecer e responder às reclamações dos consumidores.

Para quem não quer gastar, mas pretende se desfazer ou trocar obras com outras pessoas, há sites como o Trocando Livros, em que os usuários relacionam as itens que têm interesse em trocar. São permitidos apenas livros em bom estado de conservação. Quando outro usuário se interessar pelas obras cadastradas, o sistema envia um e-mail com todas as instruções para o envio do pedido. Em seguida, basta entrar no site e confirmar a remessa do produto. Com isso, o internauta ganha um crédito e poderá requisitar o livro de outra pessoa.

Correio Braziliense

Onde pesquisar

Veja alguns dos principais sites brasileiros para pesquisa em sebos:

- Estante Virtual:
www.estantevirtual.com.br

- Sebo OnLine:
www.sebol.com.br

- SebosOnline.com:
www.sebosonline.com

- Trocando Livros:
www.trocandolivros.com.br

Compre com segurança

Como os sites servem apenas de mediadores entre os usuários e os estabelecimentos comerciais, os consumidores devem ficar atentos para fazer uma compra segura. Confira as dicas:

- Imprima todas as fotos do produto

- Preste atenção na informação oferecida a respeito do produto

- Além do e-mail, é importante verificar se a loja oferece outros meios para poder encontrá-la, como telefone, endereço e número de fax

- Imprima todos os procedimentos realizados para a compra e evite pagar antecipadamente

- Cuidado com o preço final das ofertas, porque, na maioria das vezes,não está incluído o valor do frete

- Preste muita atenção e imprima as regras de restituição, pagamentos,devolução, frete, negociação e prazo de entrega

- O consumidor tem direito a desistir da compra em um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria, sem precisar justificar sua decisão,tendo direito à devolução de todo o valor pago

06 de janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário